Os livros Mórmons vêem em duas categorias: Os que são a favor da Igreja Mórmon e os que se opõem a Igreja Mórmon, embora haja uma grande variedade de níveis dentro de ambas as categorias.

Se você está fazendo uma pesquisa honesta sobre a Igreja Mórmon ou apenas querendo saber o que ela realmente ensina, primeiro decida qual fonte é confiável. Verifique quem escreveu o livro, porque o escreveu e porque o publicou.

Você não leria um livro sobre como cuidar de rosas escrito por uma pessoa que jamais teve rosas, apenas as viu. Ao invés disto você procuraria um livro escrito por um especialista em cultivo de rosas. Esse fato também é verdade para o Mormonismo. Para se ter uma boa idéia sobre o que a Igreja Mórmon é de verdade você deve realmente ler livros Mórmons escritos por Mórmons, não apenas alguém que viu e pesquisou os Mórmons e ao fazer acredita que sabe tudo sobre a Igreja. De fato essas pessoas sabem pouco ou nada sobre o que verdadeiramente os Mórmons acreditam e seus modos de vida.

Livros Mórmons a favor da Igreja

Há uma grande variedade de livros Mórmons escritos por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Alguns desses livros são ficção e outros não ficção. As editoras Mórmons incluem a Deseret Book, Covenant Communications, Granite Publishing e outras companhias menores.

Há um grande número de livros Mórmons sobre fé e outros ensinamentos religiosos feitos por Autoridades Gerais, Profetas e outros líderes religiosos da Igreja.

Existem vários livros publicados sobre a história da Igreja Mórmon e os líderes religiosos que vão de Joseph Smith, os pioneiros Mórmons e sobre a poligamia Mórmon até a Segunda Guerra Mundial e Thomas S. Monson, e tudo que possa existir entre esses temas.

Há também uma grande quantidade de livros de ficção Mórmon, com vários escritores escrevendo romances com personagens que são Mórmons. Embora não se entre a fundo em detalhes das crenças ou histórias Mórmons, eles provêem uma janela para a Igreja Mórmon com personagem que estão se esforçando para viver segundo a religião Mórmon. Eles também são ideais para qualquer um que acredita que um livro pode ser romance ou de aventura sem conter obscenidades.

Livros Mórmons que se opõem a Igreja

Muitos livros Mórmons que foram escritos em oposição a Igreja Mórmon não são confiáveis, geralmente cheios de opiniões próprias e sensacionalismos. Frequentemente, os livros anti-Mórmons mais antigos tendem a ser totalmente sensacionalistas e muito longe das práticas e crenças reais da Igreja Mórmon. Também livros escritos por ex-Mórmons retratam, por razões obvias, a Igreja Mórmon de uma forma bastante negativa.

Ao ler os livros Mórmons você percebe que se o propósito dos livros fosse persuadir os Mórmons de que sua religião é falsa, ele conterá o preconceito do autor que o escreveu. Portanto é um relato muito aquém do que os Mórmons realmente acreditam.

Muitos livros Mórmons dessa categoria clamam demonstrar objetividade imparcial. Uma pessoa acredita se uma coisa é verdadeira ou não acredita. Se o escritor não acredita no Mormonismo então isso é transferido para o livro de algum modo ou em determinado assunto que o autor decide usar.

Signature Books é uma casa de edição que tenta aderir aos padrões de honestidade e objetividade, mas não é uma editora Mórmon, portanto todos os trabalhos deveriam ser objetivos.

“Mórmon América: The Power and the Promise (América Mórmon: O Poder e a Promessa)” é um livro sobre o Mormonismo escrito por um casal protestante. O livro tenta dar um balanço, objetivo e uma visão compreensiva sobre o Mormonismo. Ainda assim eles apresentam muitos elementos que os Mórmons consideram pertinentes a sua fé e falham a reconhecer que a Igreja Mórmon é uma organização mundial. Livro disponível apenas em inglês.

“The God Makers (Os Criadores de Deuses)” que ganhou as manchetes quando foi publicado pela primeira vez, é tudo sobre sensacionalismo, e foi escrito por um ex-Mórmon desiludido tentando se vingar de alguma forma. Ele não é verdadeiro em nenhum ponto e não retrata de forma alguma o que a Igreja Mórmon verdadeiramente é. Livro disponível apenas em inglês.

Outros sites interessantes sobre o Mormonismo:

História Mórmon

Famílias Eternas

Igreja Mórmon

Mormonwiki

Missionários Mórmons

Jesus o Cristo